domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ultima semana no Peru








































Ola meninas,

Cheguei de volta ao Brasil no domingo, dia 14 de fevereiro, auge do carnaval. Foi um contraste sair de uma pacata cidade do Peru, para cair em pleno Guarujá fervilhando de gente e pior ainda, sem onda.
Os últimos dias no Peru foram especiais. Não conseguimos pegar a tão esperada onda de Chicama, mas com um pouquinho de paciência fomos presenteados dias antes de ir embora com um ótimo swell em Pacasmayo (El Faro) e também Puemape, e alguns finais de tarde mágicos do Pacífico.
Fazia tempo que não me divertia tanto. Conhecemos pessoas especias, recebemos carinho do povo local, principalmente no surf camp onde ficamos “Los Faroles”, um pequeno Oasis no meio da aridez peruana, com boa comida, boas ondas e muito alto astral.
É engraçada a maneira como nos apegamos às pessoas que convivemos quando estamos viajando, afinal estamos todos com os mesmos objetivos, de pegar boas ondas, e passar bons momentos em um lugar especial. Por alguns dias parece que tínhamos ganhado um monte de parentes, como irmãos, tias, sobrinhos, etc.
Mas uma coisa que me chocou na viagem, foi quando pela terceira vez que fomos checar Chicama na esperança de achar boas ondas, me deparei com um enorme leão-marinho morto a tiros na praia. Pelas informações que me passaram os responsáveis por esse absurdo são os pescadores que na ignorância de protegerem suas redes acabam atirando em leões-marinhos, golfinhos e qualquer coisa que atrapalhe sua pesca. E não foi um caso separado, no mesmo dia assisti no noticiário um caso igual em outra praia. Quando cheguei ao Brasil, procurei algum instituto ou entidade que pudesse, além de me dar alguma informação, fazer algo. Achei pela internet a Universidade Nacional de Trujillo (School of Fish Biology), entrei em contato com o diretor do curso e tive uma resposta imediata me pedindo para enviar as fotos. Segundo eles, a preocupação é muito grande e apesar das tentativas em brecar esses crimes, ainda não conseguiram controlar a matança de leões-marinhos. Disseram ainda, que no mar fica difícil obter provas de que são os pescadores os responsáveis pelos crimes.
Tirando isso, a viagem foi alucinante, o Peru mostrou ser um país que está se preparando cada vez mais com o turismo. Sempre que precisamos de algum serviço público ou de segurança, fomos prontamente atendidos. Além da hospitalidade, a paisagem árida muitas vezes proporcionava um visual intrigante e lindo, característica de um país que transpira história e misticismo.
Nunca tive muita vontade de conhecer o Peru, mas agora confesso que estou louca para voltar pra lá.

4 comentários:

  1. Fotos sensacionais!
    Pena estar acontecendo esse massacre com animais marinhos neste paraíso de ondas boas. To nessa se for mobilizar algo.
    Parabéns, altas ondas!!!

    Bjux Fernanda,

    Shayana Avelino

    ResponderExcluir
  2. Que viagem irada heim...parabéns pela ondas...tudo de bom...Beijos

    Priscila Cordeiro

    ResponderExcluir
  3. Fotos sensasionais M - E - S - M - O!!! A do pôr do sol e prancha virou papel de parede aqui no meu micro do trabalho!!

    Fer querida, meu cometário hj é: SEM COMENTÁRIOS!!

    ...rssss... bjú

    ResponderExcluir
  4. Fersinah tudo lindo, show... estava super curiosa para ver este seu ultimo Post.... Lindo... fotos, tudo.... Parabens !!!!!!! SAUDADES SUA COSINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA vem para matus tb né????

    Thica

    ResponderExcluir