sábado, 6 de fevereiro de 2010

Chan Chan



Ainda estou no Peru. As ondas ficaram pequenas a semana toda, mas continuaram perfeitas (meio metro).

A minha volta para o Brasil estava marcada para o próximo domingo, dia 7 de fevereiro, mas monitorando o swell a previsão é para aumentar de sexta-feira em diante. Então remarcamos nossa passagem para o dia 14 e ficaremos aqui em Pacasmayo por mais alguns dias surfando as esquerdas de El Faro, além de Puemape, há uns 40 minutos ao sul de onde estamos.

Quinta-feira estava flat, então fizemos um programa diferente. Fomos a Chan Chan, um sítio arqueológico da cidade dos Chimus, uma civilização pré-Inca que viveu entre os séculos X a XV. Considerados os melhores arquitetos do antigo Peru (veja a foto) e profundos conhecedores do mar, a decoração de seus palácios registra até o fenômeno "El Niño" através de figuras de peixes rumando à direção contraria das correntes predominantes. Cultuavam um deus principal, "La Luna", diz-se que a Lua é mais importante que o Sol, pois ela interfere na agricultura, nas marés e em todos os seus hábitos, além de ser vista de dia e à noite, enquanto o sol só é visto durante o dia.

1 2 3
decoração do Palácio relacionado com o mar
1-os 3 elementos (ar, água e terra)
2- correntes marinhas, peixes rumando de sul para o norte
3- desenhos de ondas
pelicanos


lugar sagrado onde faziam os cultos para a lua. Quando lua cheia, sua imagem refletia na água e faziam sacrifícios humanos para saudar ao deus da Lua.

Conheci o "Perro Pelado Peruano", que é um cachorro sem pelo. Há registros que esse cachorro já vivia antes dos Incas e teve uma função muito importante para o povo da antiguidade. A temperatura de seu corpo chegava a 40 graus C, e por isso era usado para o auxilio do tratamento de reumatismo, dores no corpo e outras doenças. Mas cá entre nós, o coitado é muito feio (rsrs).

Ontem à tarde o mar começou a reagir, surfamos ondas muito longas em El Faro, com 1 metro servido. Hoje pela manhã estava melhor ainda, com mais pressão do que ontem. O único problema é a remada de volta, meus braços estão acabados.
Segunda-feira promete. Retornaremos a Chicama após duas tentativas frustradas, sem ondas. Nossa expectativa é de mar grande. Segunda será "O Dia".
Depois eu conto,
Bjocas

Obs Hoje o caldo engrossou final de tarde e quebrei mais uma prancha. Aff

5 comentários:

  1. Que massa Fê essa trip!!! aproveita mesmo a oportunidade de desfrutar das ondas peruanas e conhecer mais sobre a cultura local....espero um dia fazer umas dessas trip contigo.beijao miga rasta la vista rss Ale

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Fê! muito legal acompanhar sua Trip pelo blog... as fotos estão lindas .... que onda!! que onda!!! a melhor foto é de vc na rede com o cachorro..show!!!!rsrsrsrsrs...descansar na rede depois de altas é muito bom!!!!
    Aproveita e vê se pára de quebrar pranchas (rsrsrsrs)o seu shaper deve estar maluco... eita menina com manobras fortes!

    ResponderExcluir
  3. Muito irada mesmo essa trip e acompanha-la pelo blog é muito legal da vontade de estar ai, ainda mais que por ak o mar colou de vez mesmo...e ver vc de roupa de borracha afiiii....ate da saudades da agua gelada e altas ondas!!
    As fotos estão alucinantes!!
    bjoss
    Malú

    ResponderExcluir
  4. Que foto bacana com o cachorro morgado na rede, muito boa! Aqui no rio total falta de ondas, que inveja de vc...e ainda de jonh, ai que delícia!!!
    Que calor aqui!!!!
    Bjuxxxxx e boas ondas, aproveite!

    Shayana Avelino

    ResponderExcluir
  5. Que ondas iradas...Parabéns boa trip...Aloha Priscila Cordeiro

    ResponderExcluir