quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Califórnia Meca do Longboard


Oi meninas!

Essa é a minha primeira postagem no blog e vou contar para vocês o que rolou na minha primeira competição fora do Brasil. Acabei de voltar de San Diego, Califórnia onde fui participar do LQS (longboard Qualyfing Series), que também valeu como a última etapa do (PLA – Professional Longboard Association), o circuito profissional americano. A viagem só foi possível graças a uma recente parceria com o grupo Lelac Peugeot de Curitiba, um exemplo de empresa fora do segmento do surf investindo no esporte.

Califórnia me faz pensar em Summer time, carros antigos com longboards clássicos no rack, surfistas lendários e toda aquela cultura do “old style”, e foi isso o que pude constatar por lá. Sem dúvidas a Califórnia é a Meca do longboard mundial e “retro” é a palavra de ordem, que define bem essa cultura. Eles vivem na nostalgia dos tempos dourados do surf, desde a forma com que surfam, até o jeito de se vestirem. Outra coisa que chama a atenção é em relação às músicas, com as rádios bombando músicas antigas e até as bandas novas seguem esse estilo.

Fui para essa viagem com o intuito de ganhar experiência surfando com as melhores longboarders do mundo, e claro, pegar boas ondas! Na chegada peguei um mar bem consistente em Trestles, mas no geral só merreca. Agora é inverno por lá e a água está trincando. O swell entra mais forte para o norte da Califórnia, mas na região onde eu estava, chega com menor intensidade por ser uma “área de sombra” (sombra das ilhas que se localizam em frente a essa região sul da Califórnia), que faz com que fique mais protegido dessa direção do swell de inverno.

Parece que para o sul, onde eu estava, o bom mesmo é no verão. Mas mesmo na merreca a onda é perfeita. O surf rola cedo, primeiro porque o dia é curto (17h00min já está escuro), sem contar que o vento entra ainda pela manhã, então tem que se agilizar se quiser pegar o “mel”. Engraçado é que no verão entra o tal Swell Combo, duas ondulações se encontram de sudoeste e noroeste, tendo assim muitas opções de surf.

Voltando ao campeonato, o evento rolou no Píer de Oceanside, 20 minutos ao norte de San Diego. A estrutura do campeonato deixou a desejar e me fez valorizar o que temos aqui no Brasil. Apesar de terem um circuito sólido, os campeonatos de longboard na Califórnia não oferecem nenhuma medalhinha para os finalistas, apenas a premiação em dinheiro. Área de atleta não existe. O que temos aqui no Brasil é luxo, perto do que tem lá fora.

Na primeira fase tive uma boa performance, e me classifiquei em primeiro lugar para as quartas de final. O que me surpreendeu foi que passei a bateria surfando progressivamente, ou seja, explorando mais as manobras de rabeta, devido às condições do mar que apresentavam ondas rápidas e curtas, ao contrário das americanas, que naturalmente abusavam do estilo clássico, usando pranchas com muita flutuação e monoquilhas bem generosas. A maioria das havaianas seguem a mesma linha das americanas, mas quem chamou a atenção foi Megan Godinez, que surfou com o verdadeiro power surf havaiano e grande repertório de manobras.
Nas quartas de final, não me encontrei no mar e acabei perdendo para duas havaianas que fizeram a final (Stacia Ahina e Megan Godinez). Mesmo sendo surfistas de alto nível, sei que poderia ter me dado bem nessa bateria, mas aprendi que competir no frio o consumo de energia é bem maior. Dei mole de ficar com a roupa molhada no intervalo entre uma bateria e outra, tentando me aquecer no sol, mas quando entrei no mar percebi o erro, que acabou sendo determinante para o meu desempenho. O frio me consumiu e me tirou do time do mar, pois fiquei um pouco acelerada.

Antes de voltar para o Brasil, aproveitei para fazer umas comprinhas e dei vários roles em Huntington Beach, Swamis, Cardiff, By the Sea, North Jetty, Ocean Beach, Pacific Beach e a histórica Malibu, um lugar que não poderia deixar de ir pela forte ligação com o longboard, através do mito Mickey Dora, ídolo eterno do surf californiano.


Huntington / Malibu

Swamis


Pier de Oceanside


Califórnia Golden

Agradeço aos meus patrocinadores Top Cia, Grupo Lelac Peugeot de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, New Advance, Neco Carbone e Evoke.

Agradecimentos especiais a Ivy e Ludimila!!!!

Até a Próxima!





7 comentários:

  1. Fer,

    Boa sorte e muito sucesso nesta nova empreitada!!!!

    Bjos,

    Rafael Andreguetto

    ResponderExcluir
  2. feee.... parabéns pela performace, ta representando mto bem o surf feminino longboard do brasileiro!!espero que um dia eu tbm tenha esta oportunidade!!!
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gente!

    Obs: Ray concerteza terá, é só ter determinação! Bjao

    ResponderExcluir
  4. Surfei ao seu lado algumas vezes no Tombo,e descobri que o nosso esporte está muito bem representado com você.Já passou da hora das mulheres serem mais valorizadas no Longboard e você é a prova viva disso.Os resultados são apenas uma questão de tempo,e já estão acontecendo.Parabéns e apareça no Tombo.Nos veremos em breve.

    ResponderExcluir
  5. Guria tu arrazou....
    Ta representando muito, tenho certeza que o melhor ainda esta por vir....
    acredito em vc...e no surf feminino.
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. Guria tu arrazou...
    Vc ta representando o surf feminino tenho certeza que o melhor ainda esta por vim....
    Parabens...
    Bju
    Malú

    ResponderExcluir